Nesta quarta-feira (22), foi inaugurado o Worktiba, primeiro coworking público do Brasil. A sala de 225 m² fica no Salão de Atos do Parque Barigui e não estava sendo utilizada. São 35 estações de trabalho e dez estações completas com computadores e uma impressora, mesa para reunião, telefone fixo e um atendente permanentemente disponíveis na estrutura.
Outras facilidades do primeiro coworking público são acesso a estacionamento gratuito (compartilhado com os visitantes do parque), armários para guardar objetos pessoais, minibiblioteca, espaço para leitura e máquinas de café.
Um edital, que vai orientar sobre as vagas ofertadas, bem como os critérios que serão usados no momento de disponibilizar o espaço, selecionará 45 empresas de cunho social para trabalharem no local. As empresas selecionadas não terão custo algum para utilização da estrutura.
“Podemos considerar que esse é o único coworking público brasileiro neste formato: municipal, custeado pela cidade e que não exige, necessariamente, que os participantes executem serviços para a Prefeitura. A essência do Worktiba é empreendedora, valorizando as boas ideias”, afirmou o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschal de Oliveira. O instituto será o órgão responsável por administrar a estrutura dentro do Complexo Barigui.
O QUE É COWORKING? – Coworking é a união de um grupo de pessoas que trabalham de forma independente uma das outras, mas compartilham um mesmo espaço, fomentando o networking – rede de contatos profissionais – e diminuindo o custo fixo mensal.
Ideal para pequenos e médios empresários, A ideia surgiu nos Estados Unidos, há seis anos, e conquistou o mundo principalmente pela atual flexibilização das relações trabalhistas e aumento do número de empreendedores individuais, o que fez este novo conceito se alastrar rapidamente. Hoje já são mais de 400 espaços de coworking espalhados por todos os continentes.
No Brasil, o primeiro local de coworking foi criado em 2008, em São Paulo, mas foi 2010 o ano que marcou a explosão do segmento no país, com a criação de nove novos espaços, totalizando 12 unidades, tornando o Brasil o país com maior número de locais como este na América Latina. Em termos de números, um crescimento de 400% em relação ao ano de 2009.
Fontes:
bempublico.com.br